Blog
4 Opções de Software de Edição de Vídeo Económicas para Principiantes
Seja por ter um filho que adora aparecer diante da câmara ou por ter filmado um curta-metragem com amigos com o objetivo de submetê-lo a um festival de cinema local, provavelmente possui horas de vídeo a ocupar espaço precioso de armazenamento na nuvem ou no seu dispositivo. É provável que agora esteja à procura do melhor software para editar essas preciosas filmagens, transformando-as num rolo digital digno de ser partilhado com amigos, família ou até com um exigente júri de festival de cinema. Se é relativamente novo na edição de vídeo — ou mesmo um iniciante ansioso por aprender —, pode sentir-se sobrecarregado pela quantidade de aplicações e pacotes de software disponíveis.
Sim, hoje em dia existem mais opções de edição de vídeo do que nunca. Enquanto pode ser tentador investir mais de 300 euros num plataforma profissional legítima como o Final Cut Pro da Apple, o custo pode ser proibitivo para alguns principiantes que ainda não sabem como utilizar todas as funcionalidades que o Final Cut oferece. Não desespere, pois analisámos algumas das ferramentas de edição mais notáveis disponíveis e descobrimos quatro pacotes de software amigáveis que darão às suas filmagens um aspeto profissional, ou mais provavelmente adequado ao TikTok, sem esvaziar a carteira.
Apple iMovie: A Escolha Ideal para Edição Simples a Custo Zero
Desde que mencionámos o Final Cut Pro da Apple, é importante referir que o preço de 300 euros é uma compra única que permite utilizar o software tanto quanto desejar, pelo tempo que quiser. Assim, puramente em termos de preço, o Final Cut não é tão dispendioso se procura ferramentas de edição profissionais de longo prazo. No entanto, o Final Cut é uma plataforma bastante complexa que pode levar até os editores experientes algum tempo a dominar, o que pode ser intimidante para novatos na edição.
Se é utilizador de Mac e procura aprender os fundamentos da edição de vídeo, a Apple oferece uma alternativa incrivelmente amigável com o iMovie. A melhor parte do iMovie é que a aplicação é totalmente gratuita para descarregar e usar, sendo suportada pela maioria dos dispositivos Apple, incluindo iMac, MacBook, iPad e iPhone. Sim, a compatibilidade com iPad e iPhone é incrivelmente útil, pois permite filmar, cortar e partilhar filmagens diretamente em movimento.
Sendo um programa gratuito, o software iMovie é bastante básico, faltando algumas funcionalidades que os utilizadores mais experientes podem desejar, como edição multicâmara e rastreamento de movimento. Além disso, só pode suportar duas faixas de vídeo ao mesmo tempo. Apesar da funcionalidade limitada, o iMovie é uma plataforma surpreendentemente poderosa que ostenta uma interface tão fácil de usar quanto agradável visualmente. A aplicação também oferece excelentes funcionalidades de correção de cor e edição de áudio, assim como efeitos de tela verde e modelos para contar histórias, o que ajuda a classificar o iMovie como uma das melhores ferramentas de edição para iniciantes no mercado.
DaVinci Resolve: Uma Versão Gratuita que Supera a Concorrência
Claro, o problema com o iMovie e o Final Cut é que apenas funcionam com os sistemas operativos da Apple. A boa notícia para os utilizadores de outros sistemas é que existem muitos pacotes de software de edição de vídeo desenhados para funcionar com o Windows e outros sistemas operativos. Essa lista inclui o DaVinci Resolve, que tem uma versão gratuita do seu pacote de edição profissional que praticamente deixa o iMovie para trás.
Não se preocupe, fãs da Apple — o DaVinci também funciona no seu iMac e iPad, embora, obviamente, não obtenha o pacote completo do DaVinci Resolve Studio com a versão gratuita. O que irá obter com a versão gratuita é capacidades poderosas de correção de cor e edição, uma robusta gama de opções de efeitos, ferramentas de edição de áudio e até funcionalidades de gráficos em movimento.
Dada a reputação do DaVinci nos círculos cinematográficos, é bastante surpreendente que ofereçam uma versão gratuita do seu software de edição, especialmente uma tão recheada de funcionalidades. O lado menos positivo é que alguns sites tecnológicos, como o PC Mag, consideraram o DaVinci Resolve menos amigável do que outros pacotes de edição, o que significa que poderá levar mais tempo a aprender a utilizar todas essas funcionalidades. Ao mesmo tempo, o DaVinci pode exigir bastante dos recursos do seu sistema quando em uso. Mas se é um principiante com ambições de trabalhar como editor profissional, provavelmente não existe melhor plataforma gratuita para aprender.
Movavi: Um Pacote de Edição de Nível Básico Rápido com um Preço Acessível
É provável que muitos de vocês estejam apenas à procura de cortar vídeos divertidos e peculiares adequados para partilhar via mensagem de texto, redes sociais ou YouTube. Se rapidez e diversão são os seus principais critérios para um pacote de edição, o Movavi pode ser a aplicação de que precisa. Admitidamente, não tínhamos ouvido falar do Movavi antes de pesquisar para esta lista. No entanto, uma crítica mais do que sólida do PC Mag chamou a nossa atenção, pelo que sentimos a necessidade de o verificar.
Ficámos satisfeitos por o ter feito, pois o Movavi é um sistema de edição de vídeo fácil de usar, com uma interface limpa e renderização rápida, desenhado para o conjunto de redes sociais. Disponível tanto para Mac como para Windows, o Movavi oferece edição fácil dentro do pacote com rastreamento de movimento, remoção de fundo e remoção de ruído impulsionados por IA. Também se orgulha de correção de cor a nível profissional e uma biblioteca de adesivos, distintivos, filtros e ofertas de bandas sonoras desenhadas para elevar qualquer vídeo do TikTok ou aqueles destinados ao YouTube ou Vimeo, para os quais pode fazer upload direto através da aplicação.
Ainda assim, com opções de pacote a começar pouco acima de 50 euros, alguns podem ficar desapontados por não terem acesso a algumas funcionalidades desejáveis, se não necessárias, como edição multicâmara e edição 3D e suporte de conteúdo 360°VR. A falta de etiquetas de mídia do Movavi também pode dificultar o rastreamento de múltiplos arquivos, e alguns utilizadores de Mac poderão ficar frustrados por o Movavi não ser compatível com dispositivos que utilizam processadores Silicon M1. Portanto, certifique-se de verificar as especificações do seu dispositivo antes de adquirir.
Cyberlink PowerDirector 365: Uma Plataforma Baseada em Subscrição de Nível Profissional com Tarifas Razoáveis
Se procura um software “tamanho único” que seja fácil de usar e não custe muito, permita-nos apresentar o PowerDirector 365 da Cyberlink, que o PC Mag nomeou recentemente como o Melhor Editor de Vídeo de 2023. Após testarmos brevemente a versão gratuita (portanto limitada e com marca d’água) do PowerDirector, podemos confirmar que este editor é uma mistura astuta de facilidade, potência e funcionalidade que oferece muitas das funcionalidades incluídas nos principais pacotes de software de edição (rastreamento de movimento, edição multicâmara, suporte de conteúdo 360°VR e manipulação de fundo assistida por IA, entre outros) a um preço incrivelmente razoável.
Antes de continuarmos, deve saber que o PowerDirector é uma plataforma baseada em subscrição, com planos que variam entre 54,99 euros/ano (pacote PowerDirector 365) e 99,99 euros/ano (pacote Director Suite 365, que duplica o seu armazenamento na nuvem e melhora as suas funcionalidades). Agora, dado o que se obtém com uma subscrição PowerDirector, esses preços são bastante razoáveis, embora as pessoas com aversão a subscrições mensais possam, sem dúvida, encontrar o modelo baseado em subscrição menos atrativo. Outro fator potencialmente frustrante é que o PowerDirector 365 não possui etiquetas de mídia, o que pode ser um problema para alguns utilizadores, pois o software permite trabalhar com até 100 faixas de vídeo. Segundo o PC Mag, o volume de opções de edição oferecidas pelo PowerDirector 365 também pode ser esmagador para alguns.
Negativos à parte, o software PowerDirector, compatível com Mac e Windows, é uma ferramenta de edição que vale a pena investir tanto para quem é novo na edição como para aqueles com alguns anos de experiência.