Blog
Com vídeo a sua empresa vai crescer!
Descubra as 5 formas preciosas que irão garantir o sucesso da sua empresa.
Já pensou se produz conteúdo vídeo suficiente para manter o interesse do público na sua empresa? Se ainda não, conheça os motivos pelos quais o vídeo se vai tornar uma das ferramentas mais importantes nos próximos três anos.
Não importa o quão eficiente é a sua estratégia de vendas atual, sem conteúdos em formato vídeo dificilmente a sua empresa sobreviverá nos próximos anos. O mais recente estudo do “Visual Networking Index” da Cisco descobriu que o vídeo representará cerca de 82% de todo o tráfego online até 2022. Isto significa que a maior parte do conteúdo que os visitantes, leads e potenciais clientes consomem incluirá imagens em movimento. Não oferecendo este tipo de conteúdo será muito difícil continuar a competir com outras empresas.
Mas afinal…. O que aconteceu para o vídeo se tornar tão importante?
A resposta é fácil, o uso dos smartphones e a velocidade da Internet levaram a um maior consumo de conteúdo vídeo, refere o relatório da Cisco. Graças a isto é também mais fácil interagir as empresas com as pessoas.
Já lá vai o tempo em que as agências de marketing precisavam de um grande orçamento para considerar o formato vídeo, hoje em dia um simples iPhone pode filmar entrevistas e promoções de alta qualidade. Os vídeos são hoje ferramentas de vendas muito eficazes, até os mais básicos (por exemplo, um vendedor a responder perguntas ou a falar diretamente com alguém). Cria-se agora uma oportunidade de juntar os departamentos de marketing e de vendas, através do vídeo.
Produza vídeos que tragam lucro.
Através do vídeo, em apenas 2 minutos o cliente tem as respostas às suas questões, tornando a sua jornada mais pessoal e poupando tempo aos vendedores. Quando todos os membros da empresa respondem às questões da mesma maneira, esta apresenta uma frente mais forte e unida ao seu público-alvo.
Estas são as cinco formas de implementar a sua estratégia de vendas nos vídeos:
1. Defina o orçamento
Hoje em dia já não precisa de ter um orçamento como os que George Lucas tinha nos seus filmes para produzir um conteúdo de vídeo eficaz. Recentemente a Apple filmou uma impressionante publicidade com a banda de heavy metal Megadeth, através da câmara de um iPhone XS. Felizmente, os vídeos de dois minutos da sua empresa não precisam de nada parecido.https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8397217018451098535
Apenas precisa de uma ótima câmara semiprofissional, caso não tenha orçamento suficiente, poderá, em alternativa, investir em acessórios como luzes ou lentes de câmara de smartphone. Para editar o seu vídeo poderá usar o Adobe Premiere Pro e o Adobe After Effects, ambos excelentes e a um custo razoável.
2. Prepare o guião, selecione os tópicos importantes e as pessoas que irão aparecer no vídeo
Porque a preparação do vídeo é o segredo, sugerimos que crie uma lista de todos os tópicos que você deseja abordar. Assim conseguirá controlar melhor o se é possível abordar todos os temas no vídeo. Incentive os participantes a sentirem-se à vontade, caso eles se enganem, continue a gravação, para deixá-los recuperar a compostura.
Não precisa necessariamente de ter atores na sua empresa para fazer os vídeos. Sabia que, de acordo com o estudo da The Inquisitive Mind, pessoas sob efeito de stress podem formar memórias mais facilmente. Sendo que para alguns vendedores experientes estar à frente da câmara significa um momento de stress, aqui terá uma boa solução.
3. Crie vídeos para as massas
Reúna um conjunto de dúvidas e reclamações que os seus vendedores ouvem regularmente e crie vídeos que respondam perfeitamente às perguntas. Prepare o cenário no dia anterior para gravar no dia seguinte. Realize alguns testes para eliminar possíveis problemas técnicos no dia da gravação.
Prepare o um cenário com um ambiente confortável e amigável, onde os protagonistas poderão expressar-se mais naturalmente. Não se assuste se na primeira tentativa necessite de gravar, pelo menos, 20 vídeos ou mais se não estiver totalmente preparado. Com a prática necessitará de menos tentativas, é normal.
Criar vídeos para as massas faz cada vez mais sentido para as pequenas empresas e startups. De acordo com o “Relatório de benchmark de vídeo em negócios 2018” da Vidyard as empresas publicam mais de 30 vídeos por mês e cerca de 86% usam-nos nos seus próprios sites e 77% usam-nos nas redes sociais.https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=7776678001684980819
4. Partilhe os seus vídeos nos canais de alto tráfego
Esta é uma das estratégias de conteúdo que permite gerar mais tráfego para o seu site. Pense que o seu vídeo ganha mais valor quando partilhado com o mundo.
Há alguns anos, a Wistia (empresa de software de vídeo) testou assinaturas de email em formato vídeo e alcançou taxas médias de adesão de 80%. Os vídeos curtos, pessoais e simples apresentam a mensagem ao destinatário num ambiente relaxante e sem stress. Além disso, quando os vídeos incluem aspetos de suas vidas pessoais, criam uma relação de proximidade entre a empresa e os potenciais clientes.
Quando partilha os seus vídeos deverá ter em conta a perceção/ reação do público. Fique otimista e ofereça ajuda real. Os vídeos já não são o que eram antigamente, é fundamental criar conexões com pessoas reais.
5. Faça diretos
Pesquisas da Livestream e New York Magazine descobriram que mais de 82% dos utilizadores das redes sociais preferem os vídeos em direto e outros 80% elegem assistir a um vídeo ao vivo, em vez de lerem artigos. Caso os protagonistas dos seus vídeos tiverem confiança para tal, anuncie uma transmissão ao vivo para os seus potenciais clientes e convide-os a terem uma experiência única.
Para a transmissão em direto não necessita perfecionismos, pense que se trata apenas de apresentação numa conferência, simples e concisa. Não é preciso nervos nem stress, caso falte alguma palavra ao protagonista, levante-se e coloque uma cara feliz. Nenhum espectador irá julgar, então também não vale a pena julgar-se a si mesmo.
Os vídeos de vendas só funcionam bem porque você e a sua equipa sabem exatamente o que os potenciais clientes desejam. Mantenha os vídeos curtos, expresse a sua personalidade e aborde diretamente o tópico no título do seu vídeo. Quanto maior a diversidade de temas e o número de vídeos, mais os seus potenciais clientes entrarão em contacto consigo à procura de mais informações.
Fonte: https://www.entrepreneur.com/article/334224